5 RAZÕES PARA VOCÊ MIGRAR PARA O ARCHICAD

As vantagens de quem migra para o BIM são inúmeras. Mas também temos alguns desafios, principalmente para quem está começando. Dentre as principais dificuldades citadas estão:

  • Bloqueio projetual (sentem o software ‘engessado”)
  • Falta de um template pré-configurado

Meu primeiro contato com o BIM foi em 2010, através do Revit, e lembro bem que passei por esses dois problemas. Achava o software um pouco “engessado”, muito prático para elaborar projetos executivos, mas não para desenvolver um estudo do zero.

E mesmo na faze final de projeto executivo, tinha problemas. Não tinha tempo nem dinheiro suficiente para investir em um bom template pré-configurado. O que me impedia de concluir um projeto completo no Revit, acabava tendo que exportar tudo para o AutoCAD e finalizar por lá.

Conheci o ARCHICAD assistindo alguns vídeos promocionais da Graphisoft. Ele prometia resolver todos os problemas que estava enfrentando na minha transição para o BIM. Após um mês de estudo autodidata já estava desenvolvendo meu primeiro projeto completo no ARCHICAD. O que me deixou muito feliz e satisfeito.

As 5  razões que me fizeram migrar para o ARCHICAD com sucesso:

01 – O ARCHICAD é BIM

A primeira razão,  claro, é porque o ARCHICAD é BIM. Para quem não sabe,  BIM (Building Information Modeling) é uma nova metodologia de projeto que trabalha com o conceito de edifício virtual. Onde todo o trabalho criativo e de documentação acontece em 3D, através de um modelo BIM central que gera automaticamente plantas, cortes, fachadas, tabelas de quantitativos e muito mais.

Além disso qualquer modificação no projeto é replicada automaticamente para todas as outras vistas. Gerando assim um enorme ganho de tempo e aumentando sua produtividade.

02 – BIM para Arquitetos

Agora que você entendeu a vantagem de se projetar em BIM, deve estar se perguntando: mas não existe outras plataformas BIM no mercado, porque eu deveria escolher exatamente o ARCHICAD?

Aí vem a segunda razão:

O ARCHICAD é Feito por Arquitetos para Arquitetos – O foco do ARCHICAD na arquitetura, design e criatividade, combinado com a tecnologia de ponta e a inovação, permite aos arquitetos fazer aquilo que eles fazem de melhor: grandes projetos!

Graças a sua interface intuitiva, com o ARCHICAD a sua transição para o BIM é muito mais fácil e definitiva.

Você pode criar, editar e modificar seus projetos em seu ambiente natural 3D – com todas as alterações reproduzidas de forma automática em todas as vistas correspondentes.

03 – O ARCHICAD é Local

A 3ª razão resolve o problema da falta de template. O ARCHICAD oferece muito mais do que uma simples tradução do Software. A versão Brasileira por exemplo, já vem com conteúdo e normas locais como: Biblioteca localizada, unidades de medida e normas arquitetônicas que fazem do ARCHICAD uma ferramenta pronta para o uso em seu mercado.

Você não vai precisar comprar templates caros nem baixar padronizações que não funcionam. Tudo que você precisa para começar a trabalhar com o ARCHICAD já vem com ele na sua versão original para o Brasil.

04 – Interoperabilidade

Com essas 3 razões que te dei, com certeza já seria suficiente para você tomar a decisão de migrar para o ARCHICAD também, e usufruir de todas as vantagem de um software BIM feito para arquitetos.

Porém, nós não trabalhamos sozinhos não é mesmo? Existe toda uma equipe de colaboração com profissionais de arquitetura, engenharia e construção. Que já trabalham em seus softwares de preferência e dificilmente iriam migrar junto com você. Mas na verdade nem precisam!

O ARCHICAD é fundador da abordagem OPEN BIM para projeto colaborativo. Por isso ele possui uma interoperabilidade incrível. Você pode continuar recebendo arquivos de seus colaboradores da forma como eles costumam enviar.

O ARCHICAD por exemplo, importa e exporta para: AutoCAD, SketchUp, Revit MEP, Revit Structure, e muito mais. O que torna completamente viável a sua transição para o BIM hoje!

05 – Biblioteca Integrada

A quinta razão é tão especial que eu tenho um post inteiro sobre isso aqui, confira o vídeo 3 DICAS SOBRE BILIOTECA DE OBJETOS NO ARCHICAD.

O ARCHICAD vem com uma extensa biblioteca própria com vários tipos de portas, janelas, mobiliários, equipamentos e leiautes completos.

Com o ARCHICAD você não vai precisar ficar comprando essas bibliotecas de famílias que nunca atendem 100% . Mas você mesmo, sem ser nenhum usuário avançado, vai conseguir criar e editar objetos de maneira fácil e intuitiva. Editando e salvando suas portas, janelas e outros objetos como favoritos para serem utilizados em outros projetos.

Além da biblioteca integrada ao programa, existem vários sites para download de objetos BIM para ARCHICAD. E você pode ainda utilizar a maior biblioteca 3D gratuita que existe, o  3D Warehouse, e baixar gratuitamente componentes do SketchUp e utilizar em seus modelos do ARCHICAD com um simples comando de arrastar e soltar.

Se você ainda não conhece o ARCHICAD te sugiro baixar a versão gratuita de 30 dias em MyArchiCAD.com e se inscrever em nosso canal do Youtube para aprender os primeiros passos no ARCHICAD 20 e acompanhar as nossas dicas e sacadas semanais. E por fim te desejo sucesso na sua implantação BIM!

 

Fonte: http://archicad.com/br/
acesso maio de 2017

6 thoughts on “5 RAZÕES PARA VOCÊ MIGRAR PARA O ARCHICAD

  • Olá Lucas, comprei um notebook para trabalhar qdo estiver na rua, mas quando abro um projeto nele, vem todo incompleto, faltando blocos ou com texturas ou cores diferentes. Como faço para não perder essas informações de um computador para outro? Obrigada e parabéns por seu trabalho.

  • boa tarde!
    Sou projetista trabalho só com o autocad 2d, e gostaria de mim especializar em uma, área BIM, como faço pra mim fazer um curso, do software bim , archicad e o sktechup?

  • Olá, muito obrigada pelo conteúdo, você é um exemplo pra todos nós arquitetos e estudantes de arquitetura.
    Como posso aderir ao curso projeto executivo no archicad?

  • Muito obrigado Lucas! Sou arquiteto das antigas, comecei na prancheta e sempre trabalhei com programas da Autodesk.. Fiz o curso de Revit, mas como você mencionou, eu também me senti engessado. Vou iniciar os estudos com Archicad… já está na hora. Obrigado por esclarecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *