ARCHICAD | Documentação – Rótulos e propriedades com expressões

Você utiliza o I do BIM?

Se você é iniciante no Archicad, há uma grande chance de você estar usando essa ferramenta apenas como um programa de modelagem.

Você percebeu que cada elemento construtivo possui parâmetros que tornam essa tarefa muito mais práticas e otimizada para se projetar. Realmente o Archicad é uma ferramenta incrível nesse sentido.

Mas imagino que você também tenha notado que cada elemento que se insere no modelo, em suas definições, possui campos de propriedades, além dos parâmetros geométricos.

Uma parede, por exemplo, pode ter várias espessuras e composições, mas também pode ser estrutural, resistente ao fogo, interna ou externa…

Essas propriedades são os dados do modelo, ou informações do modelo, o I do BIM.

Dependendo do seu escopo, muitas dessas informações podem ser irrelevantes. Em um projeto de interiores, os elementos estruturais podem ser apenas modelos, sem qualquer dado de informação. São apenas o contexto.

Agora, as marcenarias, louças, pedras, revestimentos são o foco desse tipo de projeto, então merecem uma atenção especial.

A área por tipo de revestimento, os modelos de louças, a qualidade das pedras, a especificação da marcenaria.

Todas essas informações podem ser gerenciadas e atribuídas aos elementos ainda na fase de desenvolvimento e extraídas e compartilhadas de forma automática ao longo do ciclo de vida do projeto.

Uma das formas de se extrair essas informações do modelo é através dos rótulos automáticos, muito úteis na documentação.

Porém é necessário investir um tempo na preparação de favoritos com os rótulos que atendam suas necessidades.

Nessa aula eu mostro como configurar um rótulo para indicação de acabamentos de marcenaria, que foi possível graças à união da ferramenta rótulo com o recurso de propriedades com expressões.

Confira a dica no vídeo!

Se você é novo por aqui e quer ficar por dentro de mais dicas como essa, se inscreva no nosso canal do Youtube: https://www.youtube.com/c/lucasbacela….

Curta também nossa página do FaceBook ou me siga pelo Instagram e fique sempre por dentro das novidades do mundo BIM para Arquitetos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *